Saturday, July 23, 2011

Salão da Indonésia é dominado pelas montadoras japonesas

Salão da Indonésia é dominado pelas montadoras japonesas

Chinesa Geely também marcou presença com o sedã EC718 (Foto: Bay ISMOYO/AFP)


Honda Fit EV (Foto: Divulgação)Honda Fit EV é um dos destaques do evento
em Jacarta (Foto: Divulgação)
A 19ª edição do Salão da Indonésia abre as portas ao público até o dia 31 de julho. O tema do evento deste ano, realizado em Jacarta, é a sustentabilidade do setor automobilístico conduzida pelas tecnologias verdes. Quem domina o salão são as montadoras japonesas, que se concentraram nos modelos híbridos e elétricos. A organização da exposição espera 300 mil visitantes este ano, acima dos 282.331 registrados em 2010.
Sob tal tema, a maior marca de automóveis da Indonésia, a japonesa Toyota, leva ao evento três carros-conceito em exposição: o FT-86 Concept, o A-BAT e 1/X. O FT-86 Concept foi desenvolvido em conjunto com a Subaru e é o modelo mais próximo de um modelo real.
Enquanto isso, o híbrido plug-in X 1 parece mais um carro futurista e é equipado com um motor auxiliar a gasolina e outro princial elétrico. O 1/X pesa apenas 420 kg, mas é tão espaçoso quanto o Toyota Prius. Para isso, a montadora optou pelo uso extensivo de fibra de carbono reforçada. O motor tem 500 cilindradas e faz 960 quilômetros com apenas 15 litros de gasolina.


Chinesa Geely também marcou presença com o sedã EC718 (Foto: Bay ISMOYO/AFP)

Já a também japonesa Honda optou por uma abordagem diferenciada, com a opção de um motor elétrico alimentado por uma bateria de íon-lítio, com o já conhecido Honda Fit EV. O modelo pode chegar à velocida de máxima de 140 km/h e tem autonomia para rodar 160 quilômetros. De acordo com a Honda, o modelo vai ser referência da montadora na criação de carros elétricos que seriam lançados no Japão e nos Estados Unidos a partir de 2012.
BMW lança a marca Mini na Indonésia (Foto: Bay ISMOYO/AFP)BMW lança a marca Mini na Indonésia
(Foto: Bay ISMOYO/AFP)
No caso da Infiniti, marca premium da Nissan, o destaque ficou para o protótipo Essence, ja revelado no Salão de Genebra de 2009. O modelo é equipado por um motor V6 3.7 a gasolina bi-turbo, que ganha como reforço um propulsor elétrico capaz de produzir 120 quilowatts de eletricidade.
A Mazda optou por lançar oficialmente o premium Mazda8 MPV e o esportivo de dois lugares Mazda MX 5. A empresa também apresentou a edição limitada de seu sedã Mazda2. Apenas 17 unidades do veículo estão disponíveis e eles só podem ser adquiridos no salão.
Fora as fabricantes japoneas, quem ganhou destaque foi a alemã BMW, que lançou a linha Mini no país, com os modelos Cooper S, Cooper Cabrio S e John Cooper Works Hatch. A chinesa Geely também marcou presença com o sedã EC718.
Fonte: Auto Esporte G1

No comments:

Post a Comment